0800 707 5900 35 3729 9929 comercial@soitic.com

O que você precisa saber sobre fidelizar pacientes

23/07/2020
O que você precisa saber sobre fidelizar pacientes


O “boom” na área da saúde já é uma realidade. Cada vez mais profissionais estão sendo graduados por aí e, consequentemente, entrando no mercado. Com isso, é possível perceber por todos os lados o aumento significativo da concorrência, certo? Isso significa que os clientes agora têm mais poder. Sim, isso mesmo. Quem procura por atendimento médico tem mais opções de escolha. E isso quer dizer uma coisa: é preciso pensar estrategicamente na retenção dos clientes.

Se formos observar primeiramente do ponto de vista econômico, a resposta é que conquistar novos clientes, por exemplo, custa entre cinco a sete vezes mais do que manter os já existentes. Surpreendente, não é mesmo? Com certeza é algo que você imediatamente pensou em adotar no seu ambiente de negócio. Porém, fidelizar um cliente não é simplesmente fazer com que ele volte a se consultar com você ou na sua clínica. É preciso pensar estrategicamente na satisfação de cada um deles, pois é isso que vai influenciar no possível retorno.

Confira algumas das atitudes básicas que você pode começar a utilizar hoje mesmo para conquistar confiança e fidelizar seus pacientes:

 

Invista em capacitação e humanização de profissionais

Neste quesito a dica é bem simples: paciente bem atendido volta. Pode apostar que sim. Quando alguém se sente à vontade com o atendimento recebido, desde a recepcionista até a atenção dispensada pelo médico, a chance que ele volte quando necessário é muito grande.

 

Muitos fatores podem influenciar neste percurso, mas, talvez, o mais importante deles seja a capacitação e humanização da sua equipe. Não adianta você ser o profissional mais atencioso do mundo com os seus pacientes se a sua secretária, por exemplo, não os trata com cordialidade, ou se o enfermeiro é impaciente. Capacite a sua equipe e comece a notar a diferença nos seus resultados.

   

 

Invista no ambiente

Quando alguém diz o ditado “a primeira impressão é a que fica” parece até meio clichê. Mas, acredite, é verdade. Um local bem organizado e agradável pode ser o primeiro passo para que os seus pacientes se lembrem de você e da sua clínica ou consultório na hora em que precisarem de serviços de saúde novamente.  

Como já foi dito no post 5 dicas que irão ajudar você na organização da sua clínica, você não precisa investir rios de dinheiro em decoração, mobília e outros equipamentos caríssimos de última geração. Criar um ambiente tranquiloseguro agradável já é o suficiente. Com isso, o paciente se sentirá acolhido, confortável e confiante.

 

Saiba valorizar a sua imagem

 Se você não é visto, também não será lembrado. Por isso, investir na sua imagem como profissional, ou mesmo da sua clínica, é muito importante para que as pessoas tenham uma percepção positiva e estabeleçam uma relação de confiança com você.

Já ouvi falar sobre Marketing Médico? Leia mais sobre a importância dele para o seu negócio AQUI. Outra sugestão que pode ajudar você a resolver os seus problemas de imagem é contratar uma agência de publicidade especializada como a Agência ECOS. Profissionais preparados para lidar com este segmento podem valorizar o seu negócio e também conduzir a sua comunicação de acordo com todas as normas éticas e legais que envolvem a propaganda médica.

 

 

Crie ações que demonstrem atenção com os seus pacientes

           

Todo mundo gosta de ser lembrado de alguma forma. E na relação médico-paciente isso não é diferente. Por essa razão, procure ter mais atenção com os seus atendimentos. Levante-se para recebe-los, seja simpático e cordial, mostre que você tem paixão pela sua profissão.

E quanto mais pessoal você for, melhor. É claro que muitas vezes a correria do dia a dia não permite que você pergunte sobre toda a vida do seu paciente, mas alguns detalhes podem fazer a diferença. Você pode, por exemplo, enviar uma mensagem ou cartão de aniversário. Isso fará com que eles se sintam valorizados e também felizes pela lembrança. Além disso, é uma forma de marcar presença na vida dos pacientes de maneira sutil, porém carinhosa e significativa.

Quer saber mais dicas que podem fazer a diferença no seu ambiente de negócio? 

Continue acompanhando o blog e as próximas postagens.

Enquanto isso, aproveite para conferir os conteúdos anteriores


Compartilhe essa postagem

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Entre em
contato

Para melhor atendermos você, informe:

*Ao preencher o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade.